top of page
Buscar

Pequenas Vitórias ★

  • Foto do escritor: Ana Carolina M.
    Ana Carolina M.
  • 15 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de ago. de 2020

O que são as pequenas vitórias senão motivos para nos lembrar que o dia valeu a pena? Ou que pelo menos uma parte dele valeu? As pequenas vitórias são o resquício da parte boa de ter acordado, saído da cama e feito qualquer coisa que tenha te deixado orgulhoso, sem a necessidade de grandes esforços... Afinal, são vitórias pequenas, mas que não deixam de ser vitórias.

Lavar o cabelo, fazer um café quentinho, ler mais uma página daquele livro que tá empoeirando no canto, por em dia as aulas online (essa é pra mim), arrumar uma gaveta, ou lavar a louça que está virando parte da pia, qualquer coisa que você tenha feito hoje foi uma pequena vitória.

Não ter se abalado com pessoas tóxicas, não xingar o motorista que te cortou no trânsito ou que entrou sem dar seta, não perder a paciência com aquele planejamento que tu fez mas não aconteceu como esperado, são pequenas vitórias.

Terminar o mês tendo conseguido juntar um dinheirinho, mesmo que "pouco", é outra pequena vitória.

Pedir desculpas quando é necessário, ou entender que é melhor ficar em silêncio e não fazer tempestade num copo d'água, são outras pequenas vitórias.

Se reconhecer como alguém importante, cheio de qualidades e se colocar em primeiro lugar é uma grande vitória, enorme eu diria. Você ganha 100 pontos + paz de espírito.

Comer menos doce, tomar mais água, caminhar + 1 km na sua meta, fazer alguma atividade física.... Mais algumas pequenas vitórias.

Entenda que a vida será sempre mais leve se você aceitar as rasteiras que ela te dá, mas não aceitar logo de cara, afinal isso exige um nível de maturidade que eu não posso te explicar como é, porque não cheguei lá, mas acredito que é mais do que humano se “emputecer” quando algo não sai como planejado. Quando alguma coisa dá errado e parece não ter concerto é difícil levar na boa tão rápido, mas se você supera esse mal estar e tenta seguir em frente, isso é uma pequena vitória no seu dia.

Recentemente descobri que eu ainda mantenho um hábito que tempos atrás já me atrapalhou e muito nas relações humanas: reclamar. Não tinha percebido como eu AINDA reclamo e reclamo sobre as mesmas coisas, várias vezes, e ás vezes com a mesma pessoa, com a mesma pobre pessoa que é obrigada a me ouvir discursar sobre o mesmo “mimimi” de sempre. E só percebi isso quando minha psicóloga me disse com todo amor do mundo: “pára com isso porque você está realmente muito chata e reclamona”. E foi ai que perguntei a um amigo (o santo que tem escutado minhas lamentações diárias) se eu sou mesmo essa pessoa reclamona, e ele disse: “sim, você reclama de alguma coisa sempre que conversamos e nos vemos, ás vezes mais, ás vezes menos, mas sempre reclama”. E isso me deu um estalo na cabeça do tipo: QUERIDA VOCÊ AINDA ESTÁ NESSE CLICO CHATO DE RECLAMAÇÕES! PARE AGORA, JÁ! E isso tudo é apenas para dizer que minha pequena vitória, aquela que mais tem me dado prazer (quando consigo cumpri-la), é a de NÃO RECLAMAR.


Tente finalizar seu dia pensando qual foi sua pequena vitória de hoje, e siga acumulando todas elas. Te deixo uma dica: uma amiga muito querida começou a fazer dobraduras de papel e aprendeu a fazer estrelinhas, eu sugeri que ela fizesse uma estrelinha pra cada pequena vitória que tivesse no dia, na semana, ou no mês, e quando finalmente enchesse o potinho, ela poderia fazer ou ter algo que quisesse muito, algo simples, mas que aquecesse o coração.

Então sobre suas pequenas vitórias, escreva num papel, ou apenas registre na sua mente.


Qual foi sua pequena vitória de hoje?




São Paulo, 09 de Agosto de 2020.


Ana Carolina M.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2019 por Through this lines. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • facebook
bottom of page